quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012





Saudações calorosas aos colegas e seguidores do Blog da E.M. Trindade!

Neste ano de 2012 estaremos postando nossas atividades e projetos que serão realizados na escola.
Não sei se vocês sabem mas nossa internet só chegou no final do ano de 2011 e a criação  deste blog foi um trabalho executado através do curso da Escola Ativa no Módulo de Tecnologias Educacionais realizado na SEMED pelo GTE.
Sendo assim, vamos apresentar um resumo dos projetos realizados no ano letivo de 2011.



                          PROJETO ANUAL 2011




Tema: “A criança do campo, solta sua imaginação através da leitura”

“Sonhei... no infinito das histórias iluminando a memória, me encantei.
Brilhou... realidade e fantasia como nunca imaginei.
Na arte do saber, um novo amanhecer divina criação, primeira impressão, o livro sagrado da vida, virtude pra eternidade. A leitura estimulando a mente da humanidade “...
                                                                              Josemar Manfredini
                                                                                        G. R E. S. Acadêmicos do Salgueiro 2010.

Turmas Envolvidas:
Creche, 1º e 2º períodos, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º anos.
                                 
 INTRODUÇÃO:
Acreditamos que quanto mais cedo forem estimuladas as habilidades de leitura e escrita. O aluno apresentará bom desempenho em todas as disciplinas. A leitura amplia horizontes, onde o aluno passa a ver e interagir com um mundo de informação de forma crítica.

JUSTIFICATIVA:
Compreendendo que a leitura e a escrita são ferramentas fundamentais para o bom desenvolvimento do aluno, facilitando a organização de idéias, proporcionando mais clareza na maneira de se expressar.
O principal foco é tornar a biblioteca da escola um ambiente dinâmico e acolhedor, possibilitando o aluno explorar o universo da leitura através de textos diversos.

OBJETIVO GERAL:
Despertar e promover a leitura na unidade escolar, estendendo – se à comunidade inserida, criando  um ambiente inovador e motivador para, estimular o desenvolvimento da competência leitora, de forma prazerosa. E sensibilizar os educadores para a importância do ato de ler como facilitador do seu trabalho em sala de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v  Propiciar a leitura na unidade escolar;
v  Produzir texto escrito e oral;
v  Compreender que a leitura pode ser prazerosa;
v  Apresentar ao aluno as diferenciadas linguagens;
v  Integrar a comunidade escolar.

Eixos do plano didático:
v  Linguagem oral e escrita;
v  Coerência de idéias.

Metodologia:
Valorizar o conteúdo interdisciplinar.

Recursos didáticos:
Livros, jornais, revistas, pesquisas, vídeos, painéis informativos...

AVALIAÇÃO:
A todo o momento, ao longo do ano letivo.
Oficina de Poesias:
Encontro bimestral, com participação livre, tendo como objetivo desenvolver as habilidades, leitora e oral.

SUBPROJETOS:

1º Bimestre: “Carnaval no Campo”  e  “Rio das Ostras e Seus Encantos”.
2º Bimestre: Viajando no Mundo das Histórias.
3º Bimestre: “Aprendendo com a Música popular Brasileira.”
4º Bimestre: “Valores e cidadania na Zona Rural.”

Sugestões de leitura para os alunos:
v  A Árvore do Brasil – Nelson Cruz
v  O Livro Redondo – Caulos
v  De Letra em Letra – Bartolomeu Campos de Queiroz
v  O Fazedor de Palavras – Lucia Castello Branco
v  A Caixa de Lápis de Cor – Maurício Veneza
v  Um Rio de Histórias – Lúcia Fidalgo
v  Menina Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado
v  Traça – Letra E Traça – Tudo – Luciana Savaget
v  Onde Canta o Sabiá – Regina Rennó
v  A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga
v  Anita quer se Mexer – Graciela Montes
v  O Mistério da Fábrica de Livros – Pedro Bandeira
v  A Poesia é uma pulga – Sylvia Orthof


“A sabedoria é a meta da alma humana; mas a pessoa, à medida que em seus conhecimentos avança, vê o horizonte do desconhecido cada vez mais longe”.
                                                                                                         Heráclito







Nenhum comentário:

Postar um comentário