HISTÓRICO

Cantagalo era um povoado situado na zona rural que pertencia ao município de Casimiro de Abreu, não possuía estrada, postos de saúde, comércios, e nem transporte. A locomoção era feita com cavalos. As pessoas enfrentavam dificuldades até mesmo para transportar e enterrar seus entes queridos, quando alguém morria os familiares tinham que transportá-las em uma padiola ou carro de boi até o cemitério em Rocha Leão.
A escola existente era distante e de difícil acesso, percebendo a dificuldade que as crianças enfrentavam para estudar, um senhor da comunidade chamado Edier Medeiros da Costa, teve a ideia de pedir ao Senhor Mariozinho um fazendeiro local uma parte do terreno do para construir uma pequena escola, com o intuito de atender as crianças do povoado.
Seu Mariozinho sensibilizado com o motivo do pedido de seu Edier, doou o terreno. Este por sua vez assumiu todas as despesas e responsabilidades para com a obra. Aproveitou uma pequena casa já existente no local com três cômodos, sala, banheiro e cozinha realizando algumas melhorias. Posteriormente contratou o professor Lério Alves e uma merendeira Marlete , esposa do senhor Mariozinho, que trabalhou na escola por 6 meses sendo substituída em seguida por Maria José Silva Ferreira. A escola funcionou por aproximadamente um ano, pois por motivos particulares o terreno foi vendido e as crianças passaram a frequentar a Escola Estadual Vale do Sol hoje uma fazenda que recebe o mesmo nome, para chegar à escola contavam com a ajuda de um transporte precário que mal os cabia. Enquanto isso a merendeira Ercila Conceição de Souza e a professora Solange Viana iam a pé para escola. Percebendo essa dificuldade, o sitiante Márcio antes de vender seu terreno doou uma parte para construir uma escola que receberia o nome de Escola Municipal Trindade em homenagem a Fazenda de mesmo nome.
Com a emancipação de Rio das Ostras a escola foi construída na década de 90, na gestão do excelentíssimo prefeito Claudio Ribeiro, com apenas (2) duas salas de aula, (1) um banheiro feminino, (1) um banheiro masculino, uma pequena cozinha e uma sala pequena que servia de secretaria, sala dos professores e diretoria.
A escola não tinha muro, os bois entravam no espaço e a água era retirada do poço, quando a merendeira ia cozinhar feijão levava para sua casa, pois na escola não tinha panela de pressão. Quanto às professoras, tinham (2) duas Solange Viana que também atuava como diretora e Ana Leite. Contava também com (1) um funcionário para realizar a limpeza e (1) uma cozinheira.
A unidade funcionava em (2) dois turnos com turmas multisseriadas que atendiam as serie iniciais. Na gestão do prefeito Alcebiades Sabino dos Santos, com o crescimento da população, houve a necessidade de ampliar o espaço físico da escola e com isso desmembrar as turmas. No período da reforma os alunos foram estudar no colégio Dom Pedro, situado em frente à Praça Valdemar Alves Barcelos, atual Centro de Apoio ao Produtor Rural.
A escola foi murada, construíram (4) quatro salas de aula, um refeitório, sala de professores, secretaria, sala do diretor, uma cozinha grande e um corredor.
Sabe-se que a escola existe desde 1987 quando Rio das Ostras ainda era distrito de Casimiro de Abreu, mas não temos documentação no arquivo da escola que comprove o dia e mês exatos.
A mesma foi criada e autorizada pelo Município de Rio das Ostras pelo Decreto nº 160/96 em 28 de novembro de 1996, sob a direção de Tânia Maria Ricardo, e desde então passaram vários professores que contribuíram para o desenvolvimento da unidade.
Com a chegada do progresso em Cantagalo as estradas foram asfaltadas comprometendo a estrutura da escola sendo necessário uma nova reforma, as aulas foram interrompidas sendo repostas aos sábados, mas por falta das aulas vários pais solicitaram transferência para a Escola Municipal Professora Marinete Coelho.
Em agosto de 2005, assumiu a direção a professora Sandra Sampaio, que realizou uma pintura na escola revitalizando a mesma. Em outubro de 2008, a professora Maria Aparecida Maziero Verdan, assumiu a direção da escola realizando no ano de 2009 uma reforma de toda área externa, a construção de uma sala de informática e de um reservatório de água de 32 mil litros, ainda neste ano recebeu em sua escola (5) cinco computadores do ProInfo Rural.
A partir de 2013 a Escola passou a ser administrada pela Diretora Samantha Barros dos S. Andrade onde possui 15 funcionários, entre professores, merendeiras, apoio e administrativo.
Até a presente data foram realizadas diversas modificações no prédio e no pegadógico da Unidade Escolar. 
 
 

FOTO ANTIGA






A ESCOLA HOJE



Nenhum comentário:

Postar um comentário