Neste ano de 2012 estaremos postando nossas atividades e projetos que serão realizados na escola.
Não sei se vocês sabem mas nossa internet só chegou no final do ano de 2011 e a criação deste blog foi um trabalho executado através do curso da Escola Ativa no Módulo de Tecnologias Educacionais realizado na SEMED pelo GTE.
Sendo assim, vamos apresentar um resumo dos projetos realizados no ano letivo de 2011.
PROJETO ANUAL 2011
Tema: “A criança do campo, solta sua imaginação através
da leitura”
“Sonhei... no
infinito das histórias iluminando a memória, me encantei.
Brilhou...
realidade e fantasia como nunca imaginei.
Na arte do
saber, um novo amanhecer divina criação, primeira impressão, o livro sagrado da
vida, virtude pra eternidade. A leitura estimulando a mente da humanidade “...
Josemar Manfredini
G.
R E. S. Acadêmicos do Salgueiro 2010.
Turmas
Envolvidas:
Creche, 1º e
2º períodos, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º anos.
Acreditamos que quanto mais cedo forem estimuladas as
habilidades de leitura e escrita. O aluno apresentará bom desempenho em todas
as disciplinas. A leitura amplia horizontes, onde o aluno passa a ver e interagir
com um mundo de informação de forma crítica.
JUSTIFICATIVA:
Compreendendo que a leitura e a escrita são ferramentas
fundamentais para o bom desenvolvimento do aluno, facilitando a organização de
idéias, proporcionando mais clareza na maneira de se expressar.
O principal foco é tornar a biblioteca da escola um
ambiente dinâmico e acolhedor, possibilitando o aluno explorar o universo da
leitura através de textos diversos.
OBJETIVO
GERAL:
Despertar e promover a leitura na unidade escolar, estendendo
– se à comunidade inserida, criando um
ambiente inovador e motivador para, estimular o desenvolvimento da competência
leitora, de forma prazerosa. E sensibilizar os educadores para a importância do
ato de ler como facilitador do seu trabalho em sala de aula.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
v Propiciar
a leitura na unidade escolar;
v Produzir
texto escrito e oral;
v Compreender
que a leitura pode ser prazerosa;
v Apresentar
ao aluno as diferenciadas linguagens;
v Integrar
a comunidade escolar.
Eixos
do plano didático:
v Linguagem
oral e escrita;
v Coerência
de idéias.
Metodologia:
Valorizar o conteúdo interdisciplinar.
Recursos
didáticos:
Livros, jornais, revistas, pesquisas, vídeos, painéis
informativos...
AVALIAÇÃO:
A todo o momento, ao longo do ano letivo.
Oficina
de Poesias:
Encontro bimestral, com participação livre, tendo como
objetivo desenvolver as habilidades, leitora e oral.
SUBPROJETOS:
2º
Bimestre: Viajando no Mundo das Histórias.
3º Bimestre:
“Aprendendo
com a Música popular Brasileira.”
4º
Bimestre: “Valores e cidadania na Zona Rural.”
Sugestões
de leitura para os alunos:
v A
Árvore do Brasil – Nelson Cruz
v O
Livro Redondo – Caulos
v De
Letra em Letra – Bartolomeu Campos de Queiroz
v O Fazedor
de Palavras – Lucia Castello Branco
v A
Caixa de Lápis de Cor – Maurício Veneza
v Um
Rio de Histórias – Lúcia Fidalgo
v Menina
Bonita do Laço de Fita – Ana Maria Machado
v Traça
– Letra E Traça – Tudo – Luciana Savaget
v Onde
Canta o Sabiá – Regina Rennó
v A Bolsa
Amarela - Lygia Bojunga
v Anita
quer se Mexer – Graciela Montes
v O
Mistério da Fábrica de Livros – Pedro Bandeira
v A
Poesia é uma pulga – Sylvia Orthof
“A sabedoria é a meta da alma humana; mas a pessoa, à
medida que em seus conhecimentos avança, vê o horizonte do desconhecido cada
vez mais longe”.
Heráclito
Nenhum comentário:
Postar um comentário